Quem Somos

No ano de 2002 as Irmãs Maristas chegaram ao bairro Boa Esperança e Mutirão. Ao conhecer a realidade de pobreza, exclusão e abandono, logo perceberam a urgência em fazer algo na área social e comunitária.
Depois de várias reuniões com as lideranças e ouvirem os clamores: “Irmãs, nós nem sabemos por onde começar, o bairro é carente de tudo, existe muita gente desempregada, sem escola e sem saúde e muitas crianças e adolescentes envolvidos em drogas e prostituição, sem uma perspectiva de vida. Não sabemos o quê; só sabemos que temos que sonhar alto e fazer o nosso bairro feliz”.
A Casa de Nazaré nasceu desse sonho: “Fazer o nosso bairro feliz”. Em dezembro de 2002 receberam a doação do terreno, em seguida com uma doação em dinheiro da Congregação de Maria Irmãs Maristas foi iniciada a construção da casa, a qual foi construída pelos próprios moradores do bairro, através de mutirão.
É uma Entidade Filantrópica sem fins lucrativos, que desde 07/11/2005 vem realizando atividades educativas, culturais e comunitárias junto a crianças, adolescentes e familiares. Suas ações são voltadas para um público em situação de risco e vulnerabilidade social, residente nos bairros Boa Esperança, Mutirão, Juscelino Kubitschek (JK), Valparaíso e outros bairros próximos à Instituição.
São várias as situações de risco sociais que a população destas localidades está passando. Por falta de maiores investimentos em políticas públicas nestes lugares ficam evidentes as necessidades que vão desde saúde, educação, saneamento básico, segurança, lazer, até alimentação.




Um dos indicadores destas situações são as constantes situações de: violência que são noticiadas diariamente nos meios de comunicação de nosso município; falta de perspectivas de melhores condições de vida o que resulta em baixa estima das famílias; ociosidade das crianças e adolescentes que não tem local para o lazer e ficam na rua sem cuidado ou acompanhado por um adulto.

Em meio a essa realidade a Casa de Nazaré começou um trabalho após se perceber as grandes dificuldades das crianças e adolescentes em assimilar os conteúdos ensinados na escola. Neste sentido é implantado pela Casa de Nazaré o reforço escolar para as crianças onde além de estudar recebem alimentação. A instituição não consegue atender toda a demanda existente no bairro e esse atendimento só é feito devido à grande articulação feita entre a Casa de Nazaré e outras instituições como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, escolas, SESC que contribuem na alimentação dos destinatários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário